terça-feira, 22 de julho de 2014

Reflexão sobre a prática dialógica






FOLHA RESPOSTA
UNIDADE: Duas Estradas
ATIVIDADE: Produção de texto
TEMA: Reflexão sobre a Identidade do Professor
CURSISTA: Erika Nielly de Sousa Brito
        Jocélia Santos Batista de Souza
        Iara Neli Nóbrega da Silva Palitot



Formatação: fonte Times New Roman 12, justificado e entre linhas 1.5, na configuração de pagina 3 cm superior e a esquerda e 2 cm à direita e abaixo, use como modelo padrão, em um único arquivo no formato (.doc) - (BrOffice Writer)


 





3.1 Reflexão sobre a prática dialógica

Considerando a assertiva de Paulo Freire de que a prática dialógica se constitui um processo de conhecimento entre os atores da escola, que estratégias são necessárias para estabelecer um ambiente de livre expressão na escola. De que forma as TIC podem auxiliar nesse processo.

Para desenvolver a atividade reflita sobre o tema proposto com um colega. Posteriormente, em um pequeno texto, explicite o seu ponto de vista. As contribuições dos cursistas devem ser discutidas e incorporadas em seu texto. Salve o material final no seu Diário de Bordo para futuras consultas.




            Mesmo distante da época inovadora tecnológica, Paulo Freire pensou a Educação a partir de um processo emancipatório de compensação educativa, que levou muitos profissionais a repensar a sua pratica e o seu entendimento do que é ensinar e aprender e principalmente tornar leitor um cidadão dentro de sua teoria libertadora do conhecimento.
            Hoje, a teoria criada por FRIERE, está mais recente do que nunca. A pratica dialógica ao que ele nos propõe viabiliza enxergarmos um universo que dá nome aos autores escolares e acima de tudo estabelece autonomia disponibilizando recursos para isso. É o caso do uso metodológico e midiático no ambiente escolar.
            Trazendo para nossa contemporaneidade, podemos dizer que a teoria freiriana, nos alerta a repensarmos o universo escolar como num todo, ao afirma que o “educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa”. PAULO FREIRE (1982, p. 78). Isso é, o diálogo da atualidade que encontramos é justamente esse; o grande aceleramento digital e tecnológico que muitos professores devem se ater para não perder o foco de seus alunos, e mais, garantindo com isso uma pratica de vivencia do hoje, na forma mais ampla de construir conhecimentos colaborativos.
            Em fim, é preciso entender que as tecnologias só vão auxiliar o professor em sala, quando deixar haver certa resistência ainda perene em muitas escolas. Essa forte interação e disseminação dos conhecimentos deve ser uma questão emergente, uma vez que dialogando com o processo tecnológico estaremos um passo á frente do tradicionalismo que tanto silencia e engessa muitas discussões e soluções da aprendizagem escolar.
 



__________________
Referências:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Vozes, 1982.


Criação de um portfólio em hipertexto, o seu hiperportfólio




FOLHA RESPOSTA
UNIDADE: Duas Estradas
ATIVIDADE: 2.4
TEMA: Criação de um portfólio em hipertexto, o seu hiperportfólio
CURSISTAS: Jocélia Santos Batista de Souza
                        Erika Nielly de Sousa Brito



Objetivo: Proporcionar informações diversas sobre a complexidade do corpo humano.




Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo




FOLHA RESPOSTA


UNIDADE: III
ATIVIDADE: 3.3
TEMA: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
CURSISTA: Adjesi de Souza Balbino;
                      John Leno Marques dos Santos; 
                      Maria de Lourdes Marques; 
                      Erika Nielly de Sousa Brito.


3.3 Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

Faça uma reflexão sobre os tópicos abaixo e depois compartilhe o resultado com os cursistas. Registre o resultado final no Diário de Bordo.

a) Os conteúdos identificados no projeto estão inseridos no currículo formal? Justifique.

Sim. Porque a “Leitura e interpretação de textos em gerais” na disciplina de Inglês é um processo de desenvolvimento de habilidades e estratégias de leitura, de compreensão de textos, buscando uma atitude crítica e de participação sobre a leitura, no acesso à informação e compreensão do vocabulário técnico.

b) Reflita criticamente sobre as dificuldades, e os pontos positivos no uso das tecnologias na criação do projeto.  

Uma das dificuldades é a falta de habilidade do professor no uso de algumas ferramentas, como retroprojetor, slides, tablets. Outra dificuldade é a falta de atenção de alguns alunos na sala de aula com a presença da tecnologia, como celulares.
Mas as tecnologias apresentam vários pontos positivos em relação ao seu uso na sala de aula. Pois favorecem aulas mais dinâmicas, divertidas e atrativas, que certamente estimulam o aprendizado dos alunos. Como também, uma forma de aproximar e dar acesso aos alunos a essas tecnologias, favorecendo assim a inclusão digital em nossa escola.


c) O que você entende por currículo?

Currículo é o conjunto de dados relativo a um tema especifico, organizados para orientar atividades e formas de executá-las em sua finalidade. Geralmente, exprime e busca concretizar intenções.
A palavra currículo é de origem latina e significa o caminho da vida, o sentido, a rota de uma pessoa ou grupo de pessoas. Currículo indica processo, movimento, percurso, como a etimologia da palavra recomenda.
Currículo é o ambiente do conhecimento, assim como, o espaço de contestação das relações sociais e humanas e também o lugar da gestão, da cooperação e participação.
Eu entendendo o currículo como componente central do procedimento da educação institucionalizada. É um meio pelo qual a escola se organiza, propõe os seus caminhos e a orientação para a prática. Relaciona princípios e operacionalização, teoria e prática, planejamento e ação.

Planejamentos de um projeto aprendizagem




FOLHA RESPOSTA
UNIDADE: III
ATIVIDADE: 3.2
TEMA: Planejamento de um projeto aprendizagem
CURSISTA: Adjesi de Souza Balbino;
                      Erika Nielly de Sousa Brito
                      John Leno Marques dos Santos; 
                      Maria de Lourdes Marques.

3.2 Planejamentos de um projeto aprendizagem




“Plano de projeto aprendizagem”

Tema: “Uso das TICs na aprendizagem da Língua Inglesa”

Conteúdo: Leitura e interpretação de textos em gerais.

Introdução:

O surgimento das tecnologias na sociedade mudou consideravelmente os costumes, métodos de trabalho, entre outras áreas da nossa vida cotidiana. As tecnologias estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas, estejam elas em qualquer faixa etária. Mas os jovens são aqueles que estão mais ligados a essas tecnologias. Pois os jovens tem mais fascínio pelas tecnologias. Eles têm mais habilidade e desempenho com essas tecnologias melhor que os adultos.
As TICs tem apresentado forte impacto no aprendizado e uso das línguas estrangeiras, principalmente o Inglês. Por isso, se faz importante o uso das tecnologias em sala de aula.
Nas aulas de Inglês, as TICs favorecem aulas mais dinâmicas, divertidas e atrativas. Desse modo, oferecem aos alunos a oportunidade de interação com a língua inglesa através de atividades dinâmicas e muito lúdicas, as quais, certamente estimulam o aprendizado da língua estudada.

Justificativa:

O referido tema foi escolhido para se trabalhar com o propósito de tornar a aula de Inglês mais lúdica e atrativa. Como também, uma forma de aproximar e dar acesso aos alunos a essas tecnologias, favorecendo assim a inclusão digital em nossa escola.
As TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) são ótimas ferramentas que podem ser desenvolvidas, aplicadas e trabalhadas durante a aula de Inglês, como: explanação de conteúdos, atividades lúdicas, exercícios escritos e orais, através do uso de computador, tablet, celular, entre outras ferramentas tecnológicas.

Problematização:

Durante as aulas de Inglês observamos que muitos alunos não se interessavam pelo conteúdo trabalhado em sala de aula. Mas descobrimos que os que lhes tiravam toda a atenção da aula eram exatamente os celulares, a internet. Então surgiu a seguinte indagação: como estimular o interesse do aluno em relação aos conteúdos de Inglês com o uso das tecnologias em sala de aula?

Objetivos:

OBJETIVO GERAL:
  • Apresentar a importância da aprendizagem da Língua Inglesa através das TICs, de forma que promova a construção do conhecimento através de uma ferramenta presente na vida cotidiana dos alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Relacionar a influência das tecnologias com a Língua Inglesa no nosso cotidiano;
  • Promover aulas mais dinâmicas e proveitosas através do uso das TICs;



  • Identificar o nível de interesse dos alunos em relação à aprendizagem da Língua Inglesa depois do desenvolvimento das atividades.

Metodologia:

O projeto será desenvolvido através de um conjunto de métodos e estratégias que irão auxiliar o professor a orientar os alunos em todas as atividades lúdicas propostas. 
Para isso foram escolhidas atividades dinâmicas e lúdicas relacionadas ao conteúdo, com a finalidade de desinibir os alunos para que haja durante as atividades propostas, interação tanto entre os alunos e com também professor/aluno.
A interação acontecerá de forma presencial, como também online, com a ajuda das TICs. Ou seja, online através da internet, com a criação de um blog, e compartilhamentos em redes sociais, como o facebook.
Nas redes sociais, os alunos irão registrar o andamento e o desenvolvimento das atividades, através também de fotos. Como também irão promover a troca de informações, conhecimentos, e dificuldades das atividades em andamento, através de comentários.
As TICs serão usadas como ferramentas para promover a interação, mas principalmente, com o objetivo de facilitar a aprendizagem da Língua Inglesa.

Atividades propostas:

Com intuito de alcançar os objetivos desejados, as atividades a serem desenvolvidas serão as seguintes:

  • Textos de peças de literatura inglesa clássica como "Romeu e Julieta", de Shakespeare. (Os alunos irão preparar uma simples apresentação reproduzindo a peça, para trabalhar a oralidade, ou seja, a pronúncia. Durante a apresentação os alunos irão filmar a apresentação para compartilhar com outros alunos através das redes sociais, como facebook e blog).
  • Filmes ou vídeos com áudio em inglês para os alunos assistirem e com isso trabalhar a fixação da pronúncia.
  • Leitura e tradução de textos informativos, informais ou propagandas retirados da internet.
  • Baixar músicas em inglês da internet para os alunos escutarem, e com ajuda das letras em inglês, também baixadas na internet, formarem grupos para cantar as músicas na sala de aula.
  • Elaboração de slides com figuras e respectivas denominações em inglês, para melhor compreensão e assimilação dos conteúdos, e fixação da pronúncia e do vocabulário.

Recursos:

  • Computadores;
  • Internet;
  • Tablets;
  • Câmeras;
  • Celulares;
  • Televisão;
  • Retroprojetor;
  • Impressora;
  • Aparelho sonoro para reproduzir música;
  • Materiais didáticos dos alunos.

Avaliação do público-alvo:

A avaliação ocorrerá por meio de observação, a partir do interesse e participação dos alunos nas atividades; envolvimento da turma; clareza e desenvoltura na apresentação oral dos trabalhos; organização dos trabalhos escritos, como também das atividades em que utilizaram imagens, sons com o uso das TICs.


Será também de forma continua e participativa, analisando o desempenho de cada aluno durante a execução e empenho nas atividades propostas, seja a participação individual como coletiva dos alunos serão objetos de avaliação.
E por fim será feita outra avaliação pelo professore e alunos, quanto às facilidades e dificuldades do uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa.

Conclusões:

Este projeto tem a finalidade de trabalhar o ensino da Língua Inglesa de forma mais lúdicas, através do uso das TICs. De modo que estimule os alunos para o aprendizado da língua estudada. Já que muitos alunos não se interessavam mais pelo conteúdo trabalhado em sala de aula.
Dessa forma, este projeto poderá contribuir para uma aprendizagem mais significativa e aproveitosa da Língua Inglesa, como também contribuir para a inovação dos métodos educacionais através do uso das tecnologias em sala de aula.
E assim, esperamos que este projeto de alguma forma traga bons resultados. Através de uma aprendizagem significativa dos alunos a respeito do ensino do Inglês.















Referências bibliográficas:

MOREIRA, S. A. G. Portal do Professor. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41414>. Acesso em: 16 de jul. 2014.

ALVES, J. D. O. F. As tecnologias de Informação e Comunicação no ensino – aprendizagem do Inglês: potencialidades, práticas e constrangimentos. Disponível em:<http://pt.scribd.com/doc/7382649/As-TIC-No-Ensino-Aprendizagem-Do-Ingles>. Acesso em: 16 de jul. 2014.

CHAGAS, L. A. O uso de ferramentas da internet no ensino de Língua Inglesa e seus reflexos na inclusão social de alunos de escolas públicas. Disponível em:<www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=13&cad=rja&uact=8&ved=0CGIQFjAM&url=http%3A%2F%2Fwww.periodicos.letras.ufmg.br%2Findex.php%2Ftextolivre%2Farticle%2Fdownload%2F4195%2F4530&ei=qcnGU4-BCbHgsATN84DYBg&usg=AFQjCNGDlnccuXS6iIt1k5WLQUzwa3SIog>. Acesso em: 16 de jul. 2014.

MOÇO, A. Os jovens e a tecnologia. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/formacao/jovens-teconologia-602331.shtml>. Acesso em: 16 de jul. 2014.

GORG, V. A., RIBEIRO, E. A. Projetos de Grupo para Aulas de Inglês. Disponível em:<http://www.ehow.com.br/projetos-grupo-aulas-ingles-estrategia_7143/>. Acesso em: 17 de jul. 2014.