terça-feira, 22 de julho de 2014

Planejar uma atividade com hipertexto




FOLHA RESPOSTA
UNIDADE: Duas Estradas
ATIVIDADE: Produção de texto
TEMA: Reflexão sobre a Identidade do Professor
CURSISTA: Erika Nielly de Sousa Brito
        Jocélia Santos Batista de Souza
        Iara Nelí Nobrega da Silva Palitot

2.3 Planejar uma atividade com hipertexto
Essa atividade será realizada de forma colaborativa. Para isso, os cursistas devem formar grupos e escolher um tema (dentro da sua área de conhecimento) de forma que seja possível utilizar os conhecimentos até o momento apreendidos (em particular o hipertexto) Os cursistas podem pesquisar atividades desenvolvidas em outras instituições escolares (a partir da Internet) e adaptá-los à sua própria realidade.
Em seguida, apresentar a atividade aos demais cursistas e, se necessário, incorporar ao trabalho as sugestões e contribuições recebidas. No final, o trabalho deve ser postado no portfólio de cada cursista.


A T I V I D A D E
Meus Oito Anos – Casimiro de Abreu
Plano de Aula
Planejando com hipertexto

IDENTIFICAÇÃO
Disciplina de abrangência: Língua Portuguesa
Conteúdo: Poesia usando hipertexto
Séries: 7º ano do Ensino Fundamental.

TEMA DA ATIVIDADE:
§  Significação das palavras através do hipertexto

OBJETIVO GERAL:
§  Ler, compreender e interpretar o sentido das palavras descritas no poema.





OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
§  Entender o sentido do poema, considerando sua intepretação;
§  Atribuir sinônimos as palavras destacadas no poema;
§  Correlacionar os significados de modo a não alterar as intenções do autor;
§  Pesquisar na internet através dos links o significado das palavras em destaque;
§  Reproduzir a poesia contendo o sinônimo pesquisado trabalhado.

DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES:
§  Apresentação e leitura do poema;
§  Reflexão e discussão oral;
§  Apresentação das palavras em destaque com links;
§  Estudo do significado das palavras enfatizando os sinônimos das palavras de acordo com o contexto da poesia.

RECURSOS:
§  Computador ou laboratório de informática;
§  Acesso à Internet;
§  Data Show;
§  Lousa, giz e material do aluno e do professor.

AVALIAÇÃO:
§  A avaliação será contínua, levando em consideração a participação de cada aluno durante as aulas e sua assiduidade com o conteúdo.

MEUS OITO ANOS
Casimiro de Abreu

Oh que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais

Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
A sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais.

Como são belos os dias
Respira a alma inocência,
Como perfume a flor;

O mar é lago sereno,
O céu um manto azulado,
O mundo um sonho dourado,
A vida um hino de amor!


Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia,
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar

O céu bordado de estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

Oh dias de minha infância,
Oh meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã

Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delicias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha, irmã!

Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Pés descalços, braços nus,
Correndo pelas campinas
A roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!

Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas
Brincava beira do mar!

Rezava as Ave Marias,
Achava o céu sempre lindo
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!

Oh que saudades que tenho
Da aurora da minha vida
Da, minha infância querida
Que os anos não trazem mais

Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
A sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário