FOLHA RESPOSTA
UNIDADE:
Duas Estradas
ATIVIDADE:
Produção de texto
TEMA:
Reflexão sobre a Identidade do Professor
CURSISTA:
Erika Nielly de Sousa Brito
Jocélia Santos Batista de Souza
Iara Nelí Nobrega da Silva Palitot
2.3
Planejar uma atividade com hipertexto
Essa atividade será
realizada de forma colaborativa. Para isso, os cursistas devem formar grupos e
escolher um tema (dentro da sua área de conhecimento) de forma que seja
possível utilizar os conhecimentos até o momento apreendidos (em particular o
hipertexto) Os cursistas podem pesquisar atividades desenvolvidas em outras
instituições escolares (a partir da Internet) e adaptá-los à sua própria
realidade.
Em seguida, apresentar
a atividade aos demais cursistas e, se necessário, incorporar ao trabalho as
sugestões e contribuições recebidas. No final, o trabalho deve ser postado no
portfólio de cada cursista.
A T I V I D A D E
Meus Oito Anos – Casimiro de Abreu
Plano
de Aula
Planejando
com hipertexto
IDENTIFICAÇÃO
Disciplina
de abrangência: Língua Portuguesa
Conteúdo:
Poesia usando hipertexto
Séries:
7º ano do Ensino Fundamental.
TEMA DA ATIVIDADE:
§ Significação
das palavras através do hipertexto
OBJETIVO GERAL:
§ Ler,
compreender e interpretar o sentido das palavras descritas no poema.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
§ Entender
o sentido do poema, considerando sua intepretação;
§ Atribuir
sinônimos as palavras destacadas no poema;
§ Correlacionar
os significados de modo a não alterar as intenções do autor;
§ Pesquisar
na internet através dos links o significado das palavras em destaque;
§ Reproduzir
a poesia contendo o sinônimo pesquisado trabalhado.
DESENVOLVIMENTO
E ATIVIDADES:
§ Apresentação e leitura do poema;
§ Reflexão e discussão oral;
§ Apresentação
das palavras em destaque com links;
§ Estudo
do significado das palavras enfatizando os sinônimos das palavras de acordo com
o contexto da poesia.
RECURSOS:
§ Computador
ou laboratório de informática;
§ Acesso
à Internet;
§ Data
Show;
§ Lousa,
giz e material do aluno e do professor.
AVALIAÇÃO:
§ A
avaliação será contínua, levando em consideração a participação de cada aluno
durante as aulas e sua assiduidade com o conteúdo.
MEUS OITO ANOS
Casimiro de Abreu
Oh que saudades que
tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
A sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais.
Como são belos os dias
Do despontar da existência
Respira a alma inocência,
Como perfume a flor;
O mar é lago sereno,
O céu um manto azulado,
O mundo um sonho dourado,
A vida um hino de amor!
Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia,
Naquela doce alegria,
O céu bordado de estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!
Oh dias de minha infância,
Oh meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delicias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha, irmã!
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Pés descalços, braços nus,
Correndo pelas campinas
A roda das cachoeiras,
Das borboletas azuis!
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas
Brincava beira do mar!
Rezava as Ave Marias,
Achava o céu sempre lindo
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!
Oh que saudades que tenho
Da aurora da minha vida
Da, minha infância querida
Que os anos não trazem mais
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
A sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
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