terça-feira, 22 de julho de 2014

Reflexão sobre o hipertexto




FOLHA RESPOSTA

UNIDADE: Duas Estradas
ATIVIDADE: Debate
TEMA: Reflexão sobre o hipertexto
CURSISTAS: Erika Nielly de Sousa Brito
                        Jocélia Santos Batista de Souza



Formatação: fonte Times New Roman 12, justificado e entre linhas 1.5, na configuração de pagina 3 cm superior e a esquerda e 2 cm à direita e abaixo, use como modelo padrão, em um único arquivo no formato (.doc) - (BrOffice Writer)


 




2.2 Reflexões sobre o hipertexto

Assista ao vídeo Hipertextualidad, de Alejandra Bertolaccini, que discute como a leitura e a escritura de um hipertexto impactam a nossa forma de acessar e de produzir conhecimento. O vídeo está disponível no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=SRMG2aUowz4&feature=related

Após assistir ao vídeo, reflita sobre os seguintes tópicos:

a) Quais são os elementos presentes no hipertexto que não eram encontrados no texto?
b) Quais os elementos que mudam os processos de leitura e de escrita?
c) Como essas mudanças afetam o modo como ensinamos e aprendemos?
           
            É muito interessante percebemos que diante do vídeo mostrado, o texto não consegue ir além do hipertexto uma vez que esse reúne um formato muito heterogêneo, não centralizado (descentralização) em organizações transversais construído por redes.
            Nesse sentido, os elementos que mudam o processo de leitura e escrita se baseiam na anulação de qualquer hierarquia centralizada em um único só modelo de educação. Ou seja, é uma forma de organizar informações, permitindo aos sujeitos criarem novos caminhos e com isso novas formas de fazer e conceber o mundo a nossa volta.
            Todo esse processo afeta o modo que ensinamos, uma vez que cria-se novas portas de instituir espaços e informações precisas, a base de novas fontes e novos conhecimentos. Isto é, a aceleração tecnológica proporciona novos espaços de interação e socialização. Com isso as mudanças são evidentes, construindo um modelo de aprendizagem cada vez mais significativa e dinâmica entre nós sujeitos do meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário