terça-feira, 22 de julho de 2014

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo




FOLHA RESPOSTA


UNIDADE: III
ATIVIDADE: 3.3
TEMA: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
CURSISTA: Adjesi de Souza Balbino;
                      John Leno Marques dos Santos; 
                      Maria de Lourdes Marques; 
                      Erika Nielly de Sousa Brito.


3.3 Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

Faça uma reflexão sobre os tópicos abaixo e depois compartilhe o resultado com os cursistas. Registre o resultado final no Diário de Bordo.

a) Os conteúdos identificados no projeto estão inseridos no currículo formal? Justifique.

Sim. Porque a “Leitura e interpretação de textos em gerais” na disciplina de Inglês é um processo de desenvolvimento de habilidades e estratégias de leitura, de compreensão de textos, buscando uma atitude crítica e de participação sobre a leitura, no acesso à informação e compreensão do vocabulário técnico.

b) Reflita criticamente sobre as dificuldades, e os pontos positivos no uso das tecnologias na criação do projeto.  

Uma das dificuldades é a falta de habilidade do professor no uso de algumas ferramentas, como retroprojetor, slides, tablets. Outra dificuldade é a falta de atenção de alguns alunos na sala de aula com a presença da tecnologia, como celulares.
Mas as tecnologias apresentam vários pontos positivos em relação ao seu uso na sala de aula. Pois favorecem aulas mais dinâmicas, divertidas e atrativas, que certamente estimulam o aprendizado dos alunos. Como também, uma forma de aproximar e dar acesso aos alunos a essas tecnologias, favorecendo assim a inclusão digital em nossa escola.


c) O que você entende por currículo?

Currículo é o conjunto de dados relativo a um tema especifico, organizados para orientar atividades e formas de executá-las em sua finalidade. Geralmente, exprime e busca concretizar intenções.
A palavra currículo é de origem latina e significa o caminho da vida, o sentido, a rota de uma pessoa ou grupo de pessoas. Currículo indica processo, movimento, percurso, como a etimologia da palavra recomenda.
Currículo é o ambiente do conhecimento, assim como, o espaço de contestação das relações sociais e humanas e também o lugar da gestão, da cooperação e participação.
Eu entendendo o currículo como componente central do procedimento da educação institucionalizada. É um meio pelo qual a escola se organiza, propõe os seus caminhos e a orientação para a prática. Relaciona princípios e operacionalização, teoria e prática, planejamento e ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário