FOLHA RESPOSTA
UNIDADE:
III
ATIVIDADE:
3.3
TEMA: Conceito de currículo e o processo de integração de
tecnologias ao currículo
CURSISTA: Adjesi de Souza Balbino;
John
Leno Marques dos Santos; Maria de Lourdes Marques;
Erika Nielly de Sousa Brito.
3.3 Conceito de
currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
Faça uma reflexão sobre os tópicos abaixo e depois compartilhe o
resultado com os cursistas. Registre o resultado final no Diário de Bordo.
a) Os conteúdos identificados no projeto estão inseridos no currículo
formal? Justifique.
Sim. Porque a “Leitura e interpretação de textos em gerais” na
disciplina de Inglês é um processo de desenvolvimento de habilidades e
estratégias de leitura, de compreensão de textos, buscando uma atitude crítica
e de participação sobre a leitura, no acesso à informação e compreensão do
vocabulário técnico.
b) Reflita criticamente sobre as dificuldades, e os pontos positivos no
uso das tecnologias na criação do projeto.
Uma das dificuldades é a falta de
habilidade do professor no uso de algumas ferramentas, como retroprojetor,
slides, tablets. Outra dificuldade é a falta de atenção de alguns alunos na
sala de aula com a presença da tecnologia, como celulares.
Mas as tecnologias apresentam vários
pontos positivos em relação ao seu uso na sala de aula. Pois favorecem aulas mais dinâmicas, divertidas e atrativas,
que certamente estimulam o aprendizado dos alunos. Como também, uma forma de
aproximar e dar acesso aos alunos a essas tecnologias, favorecendo assim a
inclusão digital em nossa escola.
c) O que você entende por currículo?
Currículo
é o conjunto de dados relativo a um tema especifico, organizados para orientar
atividades e formas de executá-las em sua finalidade. Geralmente, exprime e
busca concretizar intenções.
A
palavra currículo é de origem latina e significa o caminho da vida, o sentido,
a rota de uma pessoa ou grupo de pessoas. Currículo indica processo, movimento,
percurso, como a etimologia da palavra recomenda.
Currículo
é o ambiente do conhecimento, assim como, o espaço de contestação das relações
sociais e humanas e também o lugar da gestão, da cooperação e participação.
Eu
entendendo o currículo como componente central do procedimento da educação
institucionalizada. É um meio pelo qual a escola se organiza, propõe os seus
caminhos e a orientação para a prática. Relaciona princípios e
operacionalização, teoria e prática, planejamento e ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário