terça-feira, 22 de julho de 2014

Reflexão sobre a prática dialógica






FOLHA RESPOSTA
UNIDADE: Duas Estradas
ATIVIDADE: Produção de texto
TEMA: Reflexão sobre a Identidade do Professor
CURSISTA: Erika Nielly de Sousa Brito
        Jocélia Santos Batista de Souza
        Iara Neli Nóbrega da Silva Palitot



Formatação: fonte Times New Roman 12, justificado e entre linhas 1.5, na configuração de pagina 3 cm superior e a esquerda e 2 cm à direita e abaixo, use como modelo padrão, em um único arquivo no formato (.doc) - (BrOffice Writer)


 





3.1 Reflexão sobre a prática dialógica

Considerando a assertiva de Paulo Freire de que a prática dialógica se constitui um processo de conhecimento entre os atores da escola, que estratégias são necessárias para estabelecer um ambiente de livre expressão na escola. De que forma as TIC podem auxiliar nesse processo.

Para desenvolver a atividade reflita sobre o tema proposto com um colega. Posteriormente, em um pequeno texto, explicite o seu ponto de vista. As contribuições dos cursistas devem ser discutidas e incorporadas em seu texto. Salve o material final no seu Diário de Bordo para futuras consultas.




            Mesmo distante da época inovadora tecnológica, Paulo Freire pensou a Educação a partir de um processo emancipatório de compensação educativa, que levou muitos profissionais a repensar a sua pratica e o seu entendimento do que é ensinar e aprender e principalmente tornar leitor um cidadão dentro de sua teoria libertadora do conhecimento.
            Hoje, a teoria criada por FRIERE, está mais recente do que nunca. A pratica dialógica ao que ele nos propõe viabiliza enxergarmos um universo que dá nome aos autores escolares e acima de tudo estabelece autonomia disponibilizando recursos para isso. É o caso do uso metodológico e midiático no ambiente escolar.
            Trazendo para nossa contemporaneidade, podemos dizer que a teoria freiriana, nos alerta a repensarmos o universo escolar como num todo, ao afirma que o “educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa”. PAULO FREIRE (1982, p. 78). Isso é, o diálogo da atualidade que encontramos é justamente esse; o grande aceleramento digital e tecnológico que muitos professores devem se ater para não perder o foco de seus alunos, e mais, garantindo com isso uma pratica de vivencia do hoje, na forma mais ampla de construir conhecimentos colaborativos.
            Em fim, é preciso entender que as tecnologias só vão auxiliar o professor em sala, quando deixar haver certa resistência ainda perene em muitas escolas. Essa forte interação e disseminação dos conhecimentos deve ser uma questão emergente, uma vez que dialogando com o processo tecnológico estaremos um passo á frente do tradicionalismo que tanto silencia e engessa muitas discussões e soluções da aprendizagem escolar.
 



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Referências:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Vozes, 1982.


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